O que é Metaverso?
Se você acompanha as notícias do mundo virtual, já sabe que o Facebook passou a se chamar Meta. Mas qual é o objetivo de Mark Zuckerberg com está mudança?
Para compreender os fatos, vamos fazer uma breve definição de um termo que faz alusão ao novo nome Meta: Metaverso.
Metaverso é o termo que se refere a um tipo de mundo virtual. Este mundo visa, por meio de tecnologias digitais, replicar a realidade.
Segundo Marcelo Pontieri, gerente de marketing da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina, o metaverso é um mundo 3D virtual compartilhado. Ele diz que “Assim como o universo físico é uma coleção de mundos conectados no espaço, o metaverso também pode ser considerado um aglomerado de mundos”. Para Pontieri, logo este conceito se tornará uma plataforma que não está vinculada a nenhuma aplicação ou lugar único, digital ou real.
Agora que você entendeu o que é Metaverso, vamos a pergunta: como Mark Zuckerberg pretende aplicar essas tecnologias digitais em um mundo virtual
O fundador e diretor do Facebook, Mark Zuckerberg, relacionou a mudança do nome com os planos da empresa para construir um “metaverso”, ou seja, um mundo online onde as pessoas podem jogar, trabalhar e se comunicar, muitas vezes usando aparelhos de realidade virtual.
Portanto o Facebook passará a se chamar Meta. Vale ressaltar que a rede social Facebook, continuará com o mesmo nome.
O fato é que o nome Facebook ficou fora de contexto para representar o grupo como um todo. Para Zuckerberg, a ideia é dissociar a empresa da rede social Facebook e focar no metaverso:
“No momento, nossa marca está tão intimamente ligada a um produto que não pode representar tudo o que estamos fazendo hoje. Com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa de Metaverso. Quero ancorar nossa identidade naquilo que estamos construindo.”
Contudo, apesar da surpresa de muitos, este fato já era esperado. Mark já havia demonstrado seu interesse por este tema há algum tempo. Isso, especialmente desde que ela adquiriu a Oculus, criadora do headset de realidade virtual Oculus Rift, atual Oculus Quest, em 2014.
“Hoje somos vistos como uma empresa de mídia social, mas em nosso DNA somos uma empresa que constrói tecnologia para conectar pessoas, e o metaverso é a próxima fronteira, assim como a rede social foi quando começamos”, disse Zuckerberg em seu discurso no Facebook Connect, evento online que promete mostrar novidades das plataformas da empresa.
Por Maila Fonseca, gerente administrativo da Unimídia Advice.