O final do mês será marcado por umidade, chuva e temporais na transição de setembro para outubro no Sul do Brasil. A instabilidade deve ganhar força entre quinta e sexta-feira com chuva mais volumosa e a perspectiva de tempestades localizadas que podem trazer vento forte e granizo. A chuva deve atingir os três estados do Sul com os maiores volumes no Rio Grande do Sul no dia 30 e em Santa Catarina e no Paraná no dia 1º.
Muitas nuvens persistem nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul com período de nublado a encoberto em diversas regiões e que podem trazer chuva ou garoa em diferentes pontos, especialmente na primeira metade do dia. Mesmo assim, aberturas de sol ocorrem durante o dia em diversas áreas do Estado, como o Oeste e o Noroeste. A temperatura, por conta da presença de muitas nuvens, não se eleva muito, mas as máximas serão mais altas que as de hoje, o que vai proporcionar uma tarde de temperatura agradável no Rio Grande do Sul.
A instabilidade nesta quarta-feira atinge ainda a maioria das cidades de Santa Catarina com a chuva se concentrando principalmente entre a madrugada e o período da manhã. No decorrer do dia, o sol deve aparecer com nuvens em diversas localidades catarinenses, mas alguns pontos ainda podem ter instabilidade na segunda metade da quarta-feira. A chuva deve atingir ainda algumas localidades do Paraná, entretanto com baixos volumes à medida que a instabilidade deve enfraquecer muito ao se deslocar para o território paranaense, onde a quarta deve ser de nuvens e nuvens com aumento de nebulosidade na maior parte das cidades.
Na quinta, o sol chega a aparecer com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul, porém a nebulosidade aumenta bastante no decorrer do dia e o tempo se instabiliza em todas as regiões. A chuva será mais volumosa do Centro para o Norte gaúcho. Dados analisados pela MetSul indicam alto risco de temporais isolados na quinta na Metade Norte gaúcha com possibilidade de ocorrências localizadas de vento forte e granizo. A chuva da quinta atinge ainda a maioria das regiões de Santa Catarina e parte menor do Paraná.
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE19958