Após erupção do vulcão Cumbrevieja, foi descartada a possibilidade de um Tsunami.

Depois de uma semana em atenção ao vulcão CumbreVieja, foi descartada a possibilidade de um tsunami . Durante a semana, a informação de alerta amarelo foi dada pelo portal MetSul Meteorologia.

Um vulcão localizado na ilha La Palma, na costa do continente africano, elevou o nível de alerta de verde para amarelo.

O vulcão batizado de CumbreVieja, estava adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias. O Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, Involcán, descreveu o movimento como “uma mudança significativa” no vulcão, ligada ao fenômeno conhecido como intrusão magmática, um processo que ocorre dentro da crosta terrestre em que o magma se aproxima da superfície.

Segundo a meteorologia, somente em caso de grande erupção, um tsunami afetaria todas as áreas costeiras banhadas pelo Oceano Atlântico, o que inclui todo o litoral do Brasil, do Rio Grande do Sul ao Amapá.

Por isso, pesquisadores estão sempre alerta no vulcão de Las Palmas. Quando acionado, a população deve se prevenir e ficar atenta as mudanças. Além disso, a atividade vulcânica e sísmica passa a ser monitorada intensamente.

Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos danos pessoais. Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto, o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação de áreas é justificável quando se trata de vidas humanas.

Hoje o vulcão entrou em erupção, mas segundo pesquisadores, o fenômeno não está gerando, ameaças de tsunami no país.

Jornalista

Eunice Ebertz

MTE19958