Hoje vamos conhecer mais um ponto turístico, visitado em Caldas Novas Goiás, pela nossa equipe do Jornal Correio Caxiense, a cachaçaria Vale das Águas Quentes, que já ganhou muitos prêmios .
Foram 2 prêmios na USP, 1 em uma feira na Itália, 1 no instituto de Química de São Carlos, 1 no concurso mundial de Bruxelles, 2 prêmios na expocachaça, 1 prata, 1 ouro.
Criada em junho de 1993 pelo mineiro de Poços de Caldas Sr. José Afonso Maiochi, é composta por 2 unidades, a rural que fornece a matéria prima, de 300 hectares e fica a 25 km do município. O plantio da cana é feito de forma orgânica e os frutos naturais do cerrado, são cuidadosamente selecionados para a fabricação de licores artesanais.
A segunda unidade, localizada na Av. Cel. Bento de Godoy 2.000, onde funciona a loja para venda dos produtos. Com a parceria com a USP de São Carlos e com a ESALQ – Escola Superior de Agricultura de Piracicaba, ambas no estado de São Paulo, surge a Barril 12, sendo seu ponto forte a suavidade no paladar.
Em 2005 a Barril 12 foi para Paris na França em um evento na embaixada brasileira, visando uma possível exportação, o que ainda não ocorreu pelo fato da produção ainda ser insuficiente. Premiada em 2007 em Turim na Itália e em 2009, termina em segundo lugar. Na loja há a possibilidade de acompanhar a fabricação da cachaça em seu alambique com capacidade de 700 litros e visitar a exposição de fotos e o acervo de objetos da época colonial.
Quando é fabricada a cachaça, encontramos 3 etapas. Na primeira é obtida a cachaça de cabeça com teor alcoólico de 59 graus. A cachaça de cabeça é proibida pela ANVISA o consumo e a comercialização. A proibição vem do fato dessa cachaça ser a primeira etapa para a fabricação do ETANOL.
Na próxima etapa obtemos a cachaça de corpo ou o coração da cana, que é reservada. Resta então a cachaça de fundo ou vinhoto. Na finalização, junta-se a cachaça de cabeça com o vinhoto e essa mistura é jogada no canavial como adubo. Para que tenhamos uma ideia da pureza da cachaça, a cada 700 litros de cana que entra para a produção só 100 litros viram cachaça, 600 litros são jogados no canavial. Terminada a fabricação, a cachaça vai para barril de madeira nobre, onde fica por anos no processo de descanso.
Horário de funcionamento: das 08h00 ás 18h00. Fecha aos Domingos.
Av. Cel. Bento de Godoy 2.000
Tel. 64 34533760
agradecimento ao nosso guia turístico José Alexandre de Godoy, que nos proporcionou o conhecimento da história da Cachaçaria Vale das Águas Quentes.
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958