HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DE CALDAS NOVAS.

No dia, 22/08/2021, uma excursão de Caxias do sul, saiu para Rio Quente Goiás, passando por Caldas Novas e conhecendo vários pontos turísticos, junto seguiu nossa jornalista Eunice Ebertz, e o Diretor da Unimídia TV, Josias Constante. Uma viagem incrível a qual você vai poder conhecer, todas essas histórias através do jornal Correio Caxiense, agradecimento ao nosso guia turístico Alex, que nos proporcionou um dia de muito conhecimento.

Em 1777, Martinho Coelho de Siqueira, bandeirante, paulista, estava visitando a região atrás de pedras preciosas. Sua excursão encontrava-se onde hoje é conhecido como Parque da Lagoa Quente. Em um determinado momento, os cachorros de Martinho avistam uma caça e logo saem na perseguição à mesma.

Passado alguns minutos Martinho começa a ouvir latidos de seus cachorros. Acredita-se que ele tenha ficado preocupado e começa a seguir em direção aos mesmos. Desce um pequeno morro e ao final depara-se com uma pequena lagoa. Se aproximando ao local, percebe que os cachorros fazem de tudo para poder sair da água. Achando estranho, Martinho coloca a mão na água e descobre que era quente. Relatos da época afirmam que ela passava dos 60 graus.

Hoje a lagoa está com 45 graus. Martinho então toma posse das terras e constrói a primeira casa na região, onde hoje encontra-se o SESC. Construiu uma pequena capela em homenagem a Nossa Senhora do Desterro e com a reforma em 1850 passa a ser consagrada a Nossa Senhora das Dores atual padroeira do município. A região pertencia ao município de Morrinhos distante 70km. No dia 21 de Outubro de 1911,ocorre a emancipação política do município (106 anos) e é adotado o nome de Caldas Novas, O gentílico caldas novense.

Sua principal economia é sem dúvida a indústria do turismo, seguido pela agropecuária de corte, plantio de soja, tomate, milho. Sua população segundo estimativas do IBEGE de 2017 é de 84,900 com uma área de 1.589,518 km2 e uma densidade populacional de 53,41 habitantes por km2. Com um clima Tropical com estação seca. Principais distâncias: Goiânia 65 km, Uberlândia 179 km, Brasília 300 km, Belo Horizonte 700 km e São Paulo 763 km. Municípios limítrofes: Morrinhos, Marzagão, Piracanjuba, Rio Quente, Ipameri, Santa Cruz de Goiás e Pires do Rio. Altitude de 686 ms.

 

Jornalista

Eunice Ebertz

MTE 19958