Edição anterior deu origem a trabalho que rendeu bolsas de estudo no CETEC e até participação em série do Canal Futura
Após uma primeira edição com sucesso que se faz sentir ainda um ano depois, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alberto Pasqualini, na divisa entre os bairros Bela Vista e Planalto, realiza neste sábado (12), das 9h às 11h, sua 2ª Mostra de Iniciação Científica. Aproximadamente 60 projetos serão apresentados por cerca de 250 alunos do 6º ao 9º ano, abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento, contando com temas que vão desde a presença de mulheres negras na política até Smart Cities.
“O objetivo geral da Mostra é proporcionar aos estudantes a oportunidade de explorar suas curiosidades e indagar sobre o mundo ao seu redor. Despertar neles a criatividade, o pensamento crítico e todas as habilidades envolvidas para criar um projeto de qualidade, como o trabalho em equipe e a apresentação oral”, afirma a diretora da instituição, Gabriela Reginato.
Aqueles trabalhos que forem julgados pela comissão técnica como melhor construídos e apresentados poderão ser encaminhados para participar da próxima edição da Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Serra Gaúcha (MOSTRASEG) realizada na UCS.
Professora de ciências e uma das coordenadoras do projeto, Carla Eliana Todero Ritter afirma que a Mostra é um desafio tanto para os professores, quanto para as crianças e que é um momento muito esperado por todos no ano:
“Trabalhar com pesquisa nas escolas exige uma dedicação muito grande dos professores. Um olhar atencioso, para estimular algumas atividades nos alunos, desde a construção, gestão de tempo e espaço, dos recursos, da apresentação oral. É um projeto que exige bastante, mas que gera ótimos resultados tanto para a escola como para o próprio desenvolvimento dos estudantes”.
Em 2022, o projeto Metaverso auxiliando na aprendizagem de autistas – desenvolvido sob orientação de Carla e selecionado a partir da mostra realizada na escola – foi o vencedor da categoria Ensino Fundamental da MOSTRASEG e garantiu às estudantes do 9º ano Brenda Rosa Nienov e Kauane Vitória Juvenal uma bolsa de 100% no CETEC, escola de Ensino Médio da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O trabalho iniciado por elas na Alberto Pasqualini ainda se tornou tema de um dos 13 episódios da quarta temporada da série Idade Mídia, do Canal Futura, que além de disponível na TV por assinatura, também está no catálogo do serviço de streaming Globoplay. O episódio com a participação das meninas e da professora da rede municipal de Caxias do Sul acaba de ser disponibilizado e pode ser conferido neste link. O acesso é gratuito – basta fazer cadastro na plataforma Globo.com.
Fotos: Samuel Maciel
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958