Produção do Município será representada por flores de corte e animais como ovinos, bovinos e equinos, entre outros produtos agropecuários
A 46ª edição da Expointer contará com diversos expositores caxienses. A novidade deste ano é a participação das flores de corte cultivadas pela produtora rural Daniela Catuzzo na região de Vila Seca. Entre os animais estarão presentes ovinos da raça Hampshire Down, da Cabanha do Bugre, na região de Forqueta; gado Sindi do Rancho Criúva e gado Gir e Girolando da Fazenda das Nogueiras, ambas da região de Criúva. Segundo a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caxias do Sul, órgão parceiro da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), também estão inscritos equinos das raças Árabe, Crioula, Campeiro e Quarto de Milha. A Expointer será realizada de 26 de agosto a 03 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Flores de Corte – Marcam a estreia da produtora rural Daniela Catuzzo. Ela vai expor no espaço Juntos para Competir do Sebrae, Senar e Farsul, que estará localizado no Pavilhão Internacional. Daniela e a irmã Daiane iniciaram recentemente uma produção na região de Vila Seca e já comemoram resultados. Elas investiram em uma estufa para produção de quatro espécies de flores de corte: lisianthus (muito usada em casamentos), girassol, mosquitinhos e boca-de-leão, algumas das quais levarão para a Expointer a convite do Programa Juntos para Competir.
Ovinos da Cabanha dos Bugres – A propriedade participa da Expointer pelo oitavo ano consecutivo e vai expor quatro ovelhas. O proprietário e responsável técnico pelo rebanho, Samuel Carnesella, tomou gosto pela criação de ovinos na faculdade de Veterinária. Atualmente, o plantel tem cerca de 60 animais, incluindo 35 matrizes e três reprodutores. A Cabanha fica em Forqueta e é focada na produção de reprodutores e matrizes com genética diferenciada. A raça Hampshire Down é originária do Reino Unido.
Bovinos – Mais uma vez estarão presentes bovinos provenientes de criadouros localizados na região de Criúva, em Caxias do Sul. É o caso do Rancho Criúva (gado Sindi) e da Fazenda das Nogueiras (Gir Leiteiro e Girolando), ambas conectadas com o trabalho dos técnicos e ações da SMAPA e entidades parceiras.
Rancho Criúva (gado Sindi) – O Rancho Criúva fez sua estreia na Expointer no ano passado e já conquistou os prêmios Grande Campeã e Grande Campeão da raça Sindi. Agora,a família do produtor rural Joceley Marcos Trevisan inscreveu na feira oito animais deste gado bovino zebu, originário da província de Sindh, no Paquistão. Segundo Trevisan, o Rancho Criúva é pioneiro no Sindi entre os estados sulinos e o único da região sul registrado na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.
Fazenda das Nogueiras (Gir Leiteiro e Girolando) – O produtor José Adalmir Ribeiro do Amaral coleciona prêmios ao longo de vários anos de Expointer, feira da qual participa desde 2010. Desta vez, levará 26 animais de argola (que vão a julgamento) das raças Gir Leiteiro (zebuína) e Girolando (cruzamento do Holandês com Gir). Na edição passada, conquistou nada menos que quinze premiações no Gir Leiteiro e nove no Girolando.
Também estarão na Expointer agroindústrias caxienses como a Dolci Ricorddi, de Santa Lúcia do Piaí, e a Santa Bárbara, localizada na Parada Cristal.
Fotos anexas (créditos nos arquivos)
Assessoria de Comunicação SMAPA
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958