O terrível histórico criminoso do serial killer Lázaro Barbosa de Sousa

Lázaro Barbosa de Sousa é um brasileiro, criminoso e assassino em série, que ganhou notoriedade em junho de 2021 após, supostamente numa tentativa de assalto, matar 4 pessoas de uma mesma família. Conforme matéria exibida no site Diário do Nordeste no dia 16/06/2021, Lázaro é descrito como “psicopata imprevisível”.

Com apenas 32 anos, Lázaro já fugiu 3 vezes da cadeia acusado de vários homicídios e estupros.
O histórico criminoso de Lázaro já vem de muitos anos. Em 2007, Lázaro foi acusado de assassinar duas pessoas na Bahia, no município Barra dos Mendes. No entanto, com apenas dez dias na prisão, ele fugiu sendo considerado foragido desde então.
Já, em 2009 Lázaro Barbosa foi preso por roubo, estupro e porte ilegal de arma e levado pra Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em
Brasília.
Em 2013, o presídio emitiu um laudo psicológico afirmando que Lázaro era um “psicopata imprevisível”. Agressividade, impulsividade, instabilidade emocional e desequilíbrio foram os fatores predominantes do comportamento de Lázaro Barbosa que o enquaradraram no perfil de psicopata.
Contudo, em março de 2014, Lázaro Barbosa recebe a autorização da justiça brasileira para cumprir sua pena em regime semiaberto. No entanto, em 2016 Lázaro fugiu e despistou as forças de segurança da Papuda.
Somente em 2018, já fora do DF, em Águas Lindas de Goiás, que Lázaro foi capturado novamente. As acusações foram por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, roubo e estupro. Porém, no dia 23/06/2018, Lázaro fugiu mais uma vez.

No que se tem conhecimento, recentemebte, a lista de crimes de Lázaro Barbosa tem se estendido desde o dia 08/04/2020. Nesta ocasião a polícia de Goias indíciou Lázaro por roupo, aprisionamento de quatro idosos e tentativa de latrocínio. O bandido invadiu uma chácara em Santo Antônio do Descoberto e chegou a atingir uma das vítimas com golpes de machado.
Lázaro voltou para o Distrito Federal. No Sol Nascente fez suas próxima vítimas, 3 pessoas de uma mesma família. Lázaro trancou o pai e o filho, e após arrastou a mulher para um matagal o de cometeu o estrupo.
No dia 17 de maio, entrou numa casa, rendeu toda a família, ordenou que todos ficassem nus e manteve a família refém por 5 horas.
No dia 9 de junho, Lázaro entrou numa chácara em Ceilândia e rendeu o caseiro e toda família. Lázaro matou o casal e seus dois filhos. No dia 12 de junho invadiu fazendas, atirou em 4 pessoas e quando a polícia chegou, ele botou fogo na casa e fugiu.
No dia 13 de Junho furtou um carro, viu a barreira policial, abandonou o veículo e correu pra mata.
No dia 14 de Junho tentou invadir uma fazenda, mas o caseiro revidou com tiros. Após, câmeras de segurança mostraram que Lázaro passou a noite em uma fazenda da região.
No dia 15 de Junho o psicopata sequestrou uma família, levou todos pro rio, onde pretendia vometer o mesmo ritual macabro de mante-los nus e após assassina-los. Desta vez, a família se salvou, pois uma das vítimas, uma adolescente, conseguiu alertar a polícia por mensagem do celular. A polícia chegou ao local onde Lázaro havia levado a família, próximo a beira de um rio. Lázaro trocou tiros com a polícia, atingindo um dos servidores de raspão no rosto. A família foi resgatada, porém Lázaro fuge novamente.

A força- tarefa, no dia 22/06/2021 entra em seu 14° dia de buscas , sem sucesso. Até o momento, a procura por Lázaro Barbosa de Sousa, que está gerando pânico aos moradores da zona rural de Goiás, envolve 270 policiais, cinco cães farejadores, três helicópteros e drones.

Jornalista Nice Ebertz