Foto: Rogério Pizzolatto
Reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) trata de ações desenvolvidas pelos órgãos de segurança para tranquilizar a comunidade escolar
O encontro também serviu para alertar a todos sobre as fake news referentes à ataques em escolas
Na manhã desta terça-feira (11/04), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) se reuniu no Centro Administrativo para tratar das ações que já vêm sendo feitas pelos órgãos de segurança referentes à divulgação de ameaças de atos de violência nas escolas de Caxias do Sul. O encontro ocorreu a pedido do prefeito Adiló Didomenico, que solicitou maior mobilização dos órgãos para tranquilizar pais e alunos quanto aos procedimentos que são realizados para zelar pela segurança da comunidade escolar.
O GGI-M desenvolve estratégias para a prevenção e redução da violência e da criminalidade, em conformidade com as prioridades definidas pelos órgãos de segurança e para tornar mais ágil e eficaz a comunicação entre os órgãos que o integram, a fim de apoiar as secretarias municipais e polícias estaduais e federais nas ações preventivas, desencadeando operações integradas para repressão da violência e da criminalidade.
A atuação do GGI-M acontece em decorrência dos atos que ocorreram em outros estados, envolvendo ações criminosas em escolas. O encontro se deu pelo agravamento da propagação irresponsável de mensagens falsas e alarmistas que aumentam a sensação de temor de atos de violência nas escolas do município.
“Estamos atentos sobre todas as situações que possam ocorrer em nossas escolas, mas acima de tudo, queremos tranquilizar a todos que estamos trabalhando de forma integrada, para responsabilizar os autores de notícias falsas que geram insegurança na comunidade. Alertamos a todos que denunciem essas fake news nos canais responsáveis de investigação a estes criminosos”, comentou o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva.
Como denunciar mensagens falsas
A prefeitura de Caxias do Sul alerta que mensagens e postagens que propagam violência em escolas são criminosas e devem ser denunciadas, e principalmente não compartilhadas. O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou o canal Escola Segura para o recebimento de informações sobre possíveis ameaças e ataques contra as escolas. As denúncias podem ser feitas pelo site http://mj.gov.br/escolasegura. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul também disponibiliza o WhatsApp (51) 98444-0606 e os telefones 197 e 181 para ocorrências e denúncias de falsas informações, para investigar e responsabilizar criminalmente os envolvidos.
Prevenção à Violência
As escolas do município são monitoradas pelos órgãos de segurança integrantes da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave). A Guarda Municipal de Caxias do Sul, atua em consonância e de forma integrada com ações preventivas e rondas diárias de monitoramento nas entradas e saídas dos turnos escolares bem como o pronto atendimento a qualquer chamado de sinistro ou ocorrência isolada. A Patrulha Escolar desenvolve ações permanentes de fortalecimento de vínculos e atuação de vigilância com o Grupo Tático de Moto (GTM).
As escolas municipais já adotam medidas de segurança, que incluem: equipe orientada para receber as crianças de forma segura e tranquila; acesso aos diferentes espaços da escola somente ser concedido aos responsáveis pelas crianças, demais pessoas autorizadas e devidamente identificadas; monitoramento dos acessos à escola, permanente, incluindo os momentos de recreação e de contatos com os espaços externos do prédio (pátio, parque, áreas de convívio), sob supervisão de adultos, evitando contato com estranhos e passantes nos locais externos ao espaço da instituição; comunicação imediata em caso de suspeita de qualquer tipo de violência que a criança possa estar sujeita; comunicação aos órgãos competentes de proteção à criança e adolescente perante qualquer dúvida ou atitude considerada suspeita.
Cercamento eletrônico
A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social está em processo de implantação do cercamento eletrônico e videomonitoramento da cidade. O Centro Integrado de Segurança Pública auxiliará no controle efetivo da segurança no município, o que permitirá maior presença do efetivo nas ruas. Em junho deste ano, 23 novos servidores irão integrar ao quadro da GM, aumentando para 171 agentes, todos utilizando câmeras de corpo que registram as ações em tempo integral.
Participaram do encontro a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia de Choque da BM, Polícia Civil e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Educação (SMED), Coordenadoria Regional de Educação (4º CRE) e Sindicato das Instituições Pré-Escolares Particulares de Caxias do Sul (SIMPRÉ) e Programa de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz, (órgãos integrantes da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar – Cipave).
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958