Secretaria Municipal do Meio Ambiente inicia plantio e oferece dicas sobre cultivo das plantas da estação
A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), está renovando os canteiros e floreiras do perímetro urbano do município com o plantio de flores típicas de inverno. O trabalho do setor de Praças, Parques e Jardins (PPJ) da SEMMA já pode ser conferido em trechos da Avenida Júlio de Castilhos, e espaços públicos como o Centro Administrativo Municipal e a Praça Dante Alighieri, além de jardins, por onde serão espalhadas 7 mil mudas de amor-perfeito e boca-de-leão. O cultivo das plantas é realizado no Horto Municipal José Zugno.
A gerente do Horto Municipal, Càssia Taís Martins da Cunha, revela que o processo de semeadura é meticuloso e consiste em uma série de etapas desde a semeadura, envolvendo germinação sob temperatura controlada e passagem por estufa, que pode levar de 60 a 80 dias, aproximadamente, até que as mudas sejam levadas para os canteiros. Para quem já dispõe destas espécies ou pensa em cultivar, aproveitando a estação, Cássia passa algumas dicas:
“A amor-perfeito pode ser cultivada em jardins ou vasos e oferece uma boa produção, com floração do final do outono até o inverno. É uma planta que necessita atenção na rega, pois não tolera solo seco. Já a boca-de-leão é uma planta para vasos, jardineiras e jardins, com haste principal forte e boa ramificação. Pode ser cultivada do inverno até a primavera. Atenção para o solo, que deve estar sempre úmido, porém não encharcado”.
A diretora de serviços da SEMMA, Vânia dos Santos Moura, destaca o respeito à sazonalidade do paisagismo como forma de valorizar os atributos das áreas públicas do município.
“O intuito é embelezar a cidade, manter os canteiros bonitos e floridos para a população, trazendo um ambiente saudável e limpo”, conclui a gestora.
Fotos: Vanessa Teixeira
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958