Já que estamos no mês que ocorreu as surdolimpíadas, em Caxias Do Sul, nós do Correio Caxiense, vamos contar a História da Professora Lisandra Dos REIS, nossa leitora que é surda.
Lisandra Dos Reis hoje tem 44 anos, e nos conta que aos nove anos começou a surdez, Lisandra diz que percebeu, devido a dificuldade de entender as pessoas, aos poucos percebia que precisava que seus amigos repetissem mais alto quando falavam com ela, devido a dificuldade seus pais a levaram ao médico onde foi feito o exame de audiometria, e foi constatado uma perda de audição leve, aos 13 anos sentiu que a surdez aumentava, Lisandra diz que usava pouco o aparelho por não gostar da idéia de ser surda.
Ao retornar no médico constatou se que a surdez havia aumentado muito, de lá pra cá o uso do aparelho é continuo. Aos treze anos Lisandra diz que conheceu o mundo surdo e aprendeu a língua de sinais(libras) que mudou a vida dela. Hoje ela trabalha na escola Helen Keller, escola onde frequenta desde que descobriu a surdez, ela é casada com esposo surdo e tem um filho ouvinte.
Lisandra nos conta que mesmo com o aparelho tem dificuldade de entender as vezes , que a leitura labial ajuda muito ela , no ouvido esquerdo Lisandra tem total surdes, Lisandra diz que ainda sente dificuldade de ligações e que utiliza muito o whatssap, que é uma ferramenta que veio pra facilita a vida deles.
Lisandra finaliza a matéria dizendo que a surdez não atrapalha eles de terem uma vida normal, que tem uma família muito feliz.
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958