Secretária da Saúde participa de ato para implantação do Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (Crai)

 

Serviço funcionará junto ao Hospital Geral (HG) e é o primeiro no interior do Estado

 

 

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, participou na segunda-feira (02/05) da assinatura do Termo Aditivo de Convênio para implantação do primeiro Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (CRAI) do interior do Estado, realizada pelo governo do Estado e a Fundação Universidade de Caxias do Sul, por meio do Hospital Geral (HG).

 

O CRAI vai funcionar no HG. Além de centralizar dados entre as instituições responsáveis pela apuração dos fatos e proteção das vítimas, o serviço faz o encaminhamento para atendimento na rede de saúde. Esse acompanhamento já é realizado pelo Município, mas será qualificado por meio do CRAI. No caso de crianças e adolescentes de outras cidades da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), o CRAI atende e direciona ao município de origem. Neste primeiro momento, o CRAI oferta atendimentos agendados.

 

“Este serviço é mais um passo para ampliar o atendimento humanizado a essas crianças e adolescentes, que precisam de tanto carinho e atenção em um momento de tamanho sofrimento. Por isso a interligação entre o Município e os demais órgãos se faz tão fundamental, no sentido de canalizar informações e fazer com que o atendimento possa ser mais assertivo”, aponta a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

 

Participaram do ato de assinatura a secretária estadual adjunta da Saúde, Ana Costa; o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos; o diretor-geral do Hospital Geral (HG), Sandro Junqueira; e a promotora Luciana Cano Casarotto.

 

Fotos: Cristiane Barcelos

 

 

 

 

 

 

Jornalista

Eunice Ebertz

MTE 19958