A Secretaria de Obras e Serviços Públicos deu início em janeiro à implantação de uma rede de drenagem com extensão de mais de 300 metros com vazão de 80cm em ruas dos bairros São Cristovão e Castelo, em Caxias do Sul. O objetivo é corrigir uma situação de retenção de fluxo que tem provocado acúmulos de água na pista da Rua Itapemerim, junto à BR-116, e a um grupo de residências localizadas na rodovia, atrás de um centro comercial.
A rede tem origem na Rua Inocente Bortolanza, no Bairro São Cristóvão, com extensão até a Guilherme Zaparolli, no Bairro Castelo. Nesta, próximo à escadaria de acesso à BR-116, foi construído um ponto de conexão para implantação do sistema de tubos. As obras estão em fase final de conclusão, faltando refazer conexões e a construção de uma caixa de inspeção na Rua Inocente Bortolanza.
A execução se deu após reuniões de intermediação com o auxílio da Secretaria do Urbanismo, resultando em um termo de ajuste e conduta (TAC) entre moradores, empresário do centro comercial e Município. Por meio dele, a Secretaria de Obras recebeu os tubos em doação, cedidos pela empresa gestora do Centro Comercial Passeio Norte.
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE19958