Ação realizada pela Prefeitura às pessoas em situação de rua presta 125 atendimentos

Serviços do Centro Pop Rua foram disponibilizados nesta quinta-feira (14.03), na Praça Dante Alighieri

 

 

Na tarde de quinta-feira (14.03), a Prefeitura de Caxias do Sul, realizou mais uma ação destinada ao acolhimento e encaminhamento às pessoas em situação de rua, na Praça Dante Alighieri. Com o intuito de facilitar o acesso aos atendimentos realizados pelo Centro Pop Rua, foram ofertados serviços como encaminhamentos às casas de passagem, ao cadastro único, corte de cabelo e barba, disponibilização de passagem de ônibus para as pessoas em situação de rua que desejam retornar à sua cidade natal, esclarecimento de dúvidas, abordagens sociais, dentre outros atendimentos que necessários.

 

A presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Geórgia Tomasi, destacou a importância da ação. “A ideia dessa ação centralizada, é conseguirmos ofertar o trabalho que já é feito nos bairros, aqui na Praça. Chegar àquela população que por algum motivo ainda não foi abordada, ou nunca frequentou o Centro Pop Rua. E também dar visibilidade a este trabalho que é feito. Conseguir ofertar esses direitos aos usuários, que ainda não estão vinculados, e mostrar à comunidade o nosso trabalho”, comentou.

 

Emocionado, Claudelino Ferreira, 38 anos, expressa sua gratidão: “Foi ótimo! Tiro o meu chapéu!”, declarou em meio às lágrimas, tirando seu boné azul para mostrar o novo corte de cabelo.

 

Por intermédio do Instituto Amar ao Próximo, cinco barbeiros voluntários do projeto Barbeiros do Bem, realizaram aproximadamente 53 cortes de cabelo e barba. “Esse trabalho é de amor, compaixão, solidariedade e, principalmente, inclusão”, salientou o presidente do instituto, Ricardo Mattos.

 

Somente nesta ação, 58 pessoas em situação de rua que procuravam orientações e encaminhamentos, foram atendidas. Os serviços de acolhimento institucional ajudaram 12 pessoas, que saíram das ruas, passaram a ter um lugar digno para dormir, se alimentar e ter todo o suporte de atendimento e acompanhamento da assistência social.

Também foram realizados dois encaminhamentos de pessoas para suas cidades de origem. Somando assim, 125 atendimentos prestados.

 

Na Serra Gaúcha, Caxias do Sul é o único Município que oferta serviços especializados em assistência social às pessoas em situação de rua.

 

 

 

Acolhimento que transforma

 

O Centro Pop Rua também tem a função de encaminhar pessoas em situação de rua às casas de passagem do Município. De acordo com as assistentes sociais de Casa de Passagem Carlos Miguel, Karini Perin e Vanda de Quadros, que também estiveram presentes na ação; depois de encaminhadas pelo centro, as pessoas são acolhidas, recebem kits de higiene, banho, alimentação e passam por atendimentos técnicos. E, logo em seguida, são destinadas às demandas que necessitam, como saúde e regularização de documentos.

 

Com uma história de superação Rodrigo Lemos Pires, 40 anos, mais conhecido como Uruguaio e, para fazer jus ao apelido, conta que chegou de Rivera, sua cidade natal em 2002 e foi acolhido em Caxias do Sul. “Hoje eu estou na Carlos Miguel. E, não tem explicação. Por mais que a gente tenha recaída, eles lutam por nós e não desistem. Hoje eu sou um cara diferente”, declara feliz.

 

 

Centro Pop Rua

 

O Centro Pop Rua é uma unidade pública que atua com o atendimento especializado a jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

 

Mais de 2 mil pessoas foram atendidas pelo Centro Pop Rua em 2023. Dentre essas, 890 pessoas foram encaminhadas para a confecção de documentos civis como certidão de nascimento e carteira de identidade. Outras 483 receberam o auxílio para retornar à sua cidade de origem e 49 receberam algum benefício pelo Município.

 

Endereço: Circular Pedro Mocelin, 421, bairro Cinquentenário.

 

 

 

Jornalista Nice Ebertz

Jornalista

Eunice Ebertz

MTE 19958