Rua Sinimbu será palco de seis desfiles entre os dias 15 de fevereiro e 2 de março

Cerca de 1,3 mil pessoas e 14 alegorias vão colorir a Rua Sinimbu em cada uma das seis edições do tradicional desfile cênico da Festa Nacional da Uva 2024. O primeiro deles será realizado na abertura do evento, em 15 de fevereiro, às 20h, e o último, em 3 de março.

 

Um show de cores, movimentos e alegria promete envolver o público na magia da Festa. No percurso pela Rua Sinimbu, entre a Alfredo Chaves e a Dr. Montaury, desfilarão 14 alegorias, dentre carros e estruturas móveis, cerca de 1.300 artistas e figurantes, 51 grupos artísticos, 25 cenas coreografadas e encenadas, e ainda trilha original composta pelo músico Éder Bergozza. Durante os desfiles, haverá distribuição de cachos de uva ao público.

 

O principal objetivo é proporcionar ao público uma experiência festiva e comunitária impulsionando o inovador conceito cênico desta edição. A alegria marcará presença em todos os espaços dos desfiles.

 

Uma das alegorias, chamada de Festa na Construção, será  movimentada por integrantes da Cia. Municipal de Dança, conta com uma estrutura de ferro coberta por um pano, que destaca o Monumento Nacional ao Imigrante, de onde os bailarinos sairão para fazer a coreografia. Um dos principais carros representará a cucagna, uma homenagem à terra da fartura, tão sonhada pelos imigrantes.

 

Na confecção dos figurinos, a equipe trabalhou com o conceito dos três “erres”, reduzir, reutilizar e reciclar. Dos 800 trajes em produção, destacam-se 300 novos figurinos confeccionados a partir de doação de matéria-prima. Duzentos serão customizados e cerca de 400 reaproveitados do acervo existente.

 

“Estamos muito empenhados em trazer de fato, do início ao fim, um desfile festivo, de celebração, de alegria, e principalmente de magia. Queremos despertar emoções,” destaca a secretária Municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto.

 

Para assistir aos desfiles, haverá arquibancadas disponíveis, com ingressos no valor de R$ 40 (inteira) ou R$ 20 (meia-entrada) por pessoa, que devem ser adquiridos pelo site da Festa da Uva. Ainda é possível prestigiar os eventos de forma gratuita, ao longo da rua Sinimbu, onde a organização aponta que podem ser levados bancos ou cadeiras de praia para melhor acomodação.

 

O Desfile Cênico da Festa Nacional da Uva 2024 tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio do Bradesco, Banrisul, Postos Sim, Randoncorp, Sicredi, Marcopolo, Supermercados Andreazza, Pettenati Vantajão e Sulgás e o apoio de Sindigêneros, Sorvelândia, Litz Decor e Rivatti Móveis. A produção é da AM9 Produções. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e Ministério da Cultura do Governo Federal.

 

A 34ª edição da Festa Nacional da Uva acontece entre os dias 15 de fevereiro a 03 de março de 2024, no Parque de Eventos da Festa da Uva.

 

Agenda dos desfiles cênicos da 34ª Festa Nacional da Uva:

 

Dia 15 de fevereiro (quinta-feira): Abertura da Festa

 

Dia 17 de fevereiro (sábado)

 

Dia 21 de fevereiro (quarta-feira)

 

Dia 25 de fevereiro (domingo)

 

Dia 28 de fevereiro (quarta-feira)

 

Dia 2 de março (sábado): Encerramento

 

*Em caso de chuva e necessidade de cancelamento, duas novas datas estão disponíveis para realização de novos desfiles: dias 23 de fevereiro (sexta-feira) e 3 de março (domingo).

 

Ficha técnica:

 

Presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2024: Fernando Bertotto

 

Diretora de Cultura e Desfiles: Cristina Nora Calcagnotto

 

Direção Geral: Cristina Nora Calcagnotto, Fábio Schmidt, Magali Quadros e Maysa Stedile

 

Direção Cênica, Concepção e Roteiro: Fábio Cuelli

 

Direção de Elenco: Maysa Stedile

 

Coordenação de Movimentação Cênica: Akácio Camargo, Paula Giusto e Márcia Teixeira

 

Concepção de Figurinos: Francile Hermoza e Leonardo Lima

 

Produção Executiva: Fábio Schmidt

 

Coordenação e Logística de Distritos: Cleri Pelizza

 

Assessoria: Karen Leitão Sbabo

 

Composição da Trilha Sonora Original: Éder Bergozza

 

Concepção de Carros Alegóricos:

 

Projeto: Roberta Tiburri –  Arquitetura Efêmera

 

Colaborador: Arq. Rafael S. Baumann

 

Concepção de Iluminação Cênica e Coordenação Técnica de Carros e Alegorias: Luiz Francisco da Silva Acosta

 

Assessoria Técnica: Gustavo de Carli e Guilherme Montanari

 

Execução de Carros e Alegorias: Ana Selma Chiaradia, Gnatta Studios 3d i, Molhados na Chuva Produções e Naza Bonecos

 

Música-tema: “Mérica”, de Éder Bergozza

 

Intérpretes: Rafa Gubert e Tita Sachet

 

Produção: AM9 Produções

 

Financiamento: Lei Federal de Incentivo à Cultura

 

Patrocínio: Bradesco, Banrisul, Posto Sim, Randoncorp, Sicredi, Marcopolo, Supermercados Andreazza, Pettenati Vantajão e Sulgás

 

Apoio: Sindigeneros, Sorvelandia, Litz Decor e Rivatti Móveis

 

Realização: Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e Ministério da Cultura do Governo Federal

 

 

 

Jornalista Nice Ebertz

Jornalista

Eunice Ebertz

MTE 19958