Suspensão da greve da enfermagem em Caxias

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que, após audiência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), foi proposta a suspensão da greve dos trabalhadores da enfermagem a partir desta quarta-feira (12/07), decisão que deve ser submetida a assembleia geral da categoria. Uma vez referendado o retorno ao trabalho, todas as equipes devem voltar aos seus postos a partir das 13h de quinta-feira (13/07) e nova audiência está marcada para dia 11 de setembro, em Porto Alegre.

A decisão é celebrada pela Prefeitura, uma vez que a redução das equipes em função da greve, desde a semana passada, tem afetado o atendimento à população, que é a maior prejudicada. Na UPA Central, há prejuízo principalmente no tempo de assistência a pacientes em observação e na sala de aplicação de medicação. A população atendida no Hospital Pompéia também é afetada pela greve.

O Município respeita a categoria e espera bom senso dos envolvidos, para que a comunidade não seja novamente afetada. A diferença salarial para o cumprimento do piso deve ser custeada pelo Governo Federal, mas ainda não há previsão.

A audiência foi conduzida pelo desembargador Francisco Rossal de Araújo, presidente do TRT-4. Participaram  representantes do Ministério Público do Trabalho (procurador regional Marcelo Goulart), Hospital Pompéia, InSaúde, Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Sindisaúde, Federação das Santas Casas e da Secretaria da Saúde.

 

 

 

 

Jornalista

Eunice Ebertz

MTE 19958