Hemocs lança Linha da Vida, projeto voltado a transportar doadores de sangu
Empresas e grupos de Caxias do Sul interessados no transporte gratuito podem se inscrever até dia 30 de agosto de 2023; viagens serão realizadas até setembro de 2024
O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), ligado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lança o projeto Linha da Vida, voltado a proporcionar o transporte intramunicipal de doadores de sangue. O objetivo é facilitar o acesso de grupos de doadores ao serviço, em iniciativa elaborada com a finalidade de manter e ampliar os estoques de sangue. A cada mês, são necessárias entre 1,1 mil e 1,2 mil doações efetivadas para dar segurança ao funcionamento do Hemocs, que opera 100% SUS e atende a 1,2 milhão de habitantes nos 49 municípios da Macro Serra, incluindo Caxias do Sul.
O projeto, que funcionará como um piloto, fará trajetos dentro de Caxias do Sul. No entanto, conforme a adesão, o Hemocs avaliará a possibilidade de futuramente ampliar para outros municípios.
“Linha da Vida é um projeto-piloto que consiste no transporte do doador de um ponto de partida até o Hemocentro, onde é feita a doação e após isso o retorno até o ponto de partida inicial. Esse projeto vem em busca do anseio de aproximar o doador do Hemocs, facilitar o processo e incentivar esse ato altruísta que é doar sangue e salvar vidas”, pontua Roque Lorandi, diretor-técnico do Hemocs.
Empresas, instituições de ensino e outros grupos interessados em agendar o transporte dos candidatos à doação devem realizar inscrição no Hemocs até dia 30 de agosto de 2023. As viagens vão ocorrer até setembro de 2024, conforme cronograma a ser organizado com os inscritos. O transporte será realizado por empresa definida por meio de licitação. Estão previstas 60 viagens.
Os interessados em participar do Linha da Vida podem entrar em contato pelos telefones (54) 3290-4543, 3290-4536 ou 3290-4580 (este último também com WhatsApp) para mais informações e inscrições e para posterior agendamento dos horários das viagens.
Além de doar sangue, os participantes do projeto serão convidados a realizar o Hemotur, que é uma visita às dependências do Hemocs para conhecer todas as etapas entre a doação, separação dos componentes, armazenamento e destinação do sangue, dentre outras, como forma de estimular o vínculo com o serviço.
Parte dos recursos para custeio do Linha da Vida serão provenientes do programa Nota Fiscal Gaúcha, do Governo do Estado, que direciona recursos para diversos órgãos e entidades nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, dentre outras. Para ajudar, basta incluir o CPF na nota e indicar o Hemocs como entidade beneficiada no sistema do Nota Fiscal Gaúcha.
Foto: Betânia Ramalho da Silva
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958