Combate à violência contra a mulher tem avanço com a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher

Lei foi sancionada nesta terça (18.04) pelo prefeito Adiló

 

 

As ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres terão um importante incentivo a partir desta terça (18.04), com a sanção da lei que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. Legislação de autoria do executivo, a criação do Fundo busca garantir recursos para a implantação de programas, atividades e campanhas relacionadas aos direitos da mulher, bem como para a prevenção e combate à violência.

 

No ato da sanção, o prefeito Adiló Didomenico ressaltou que a pauta precisa receber mais atenção da comunidade.

 

“Temos que intensificar as ações e o Fundo será um importante meio. A sociedade tem uma formação patriarcal, que em muitos casos coloca a mulher como uma propriedade. Temos que quebrar esse ciclo. Me parece que algumas questões como o combate ao racismo e à xenofobia, que também são muito importantes, avançaram mais. Mas em relação à violência contra a mulher, parte da sociedade ainda é pacífica, reage menos. Precisamos mudar isso e cobrar de nossos deputados e senadores leis mais rígidas”, atestou.

 

Para a vereadora Tatiane Frizzo, que fez a indicação para a criação da lei, esse é um dia de comemoração.

 

“É um momento de muita alegria. Estamos pensando em projetos e políticas públicas para a mulher, na busca de ferramentas para prevenir e coibir a violência contra a mulher. O Fundo nos dá alternativas para buscar recursos”.

 

As políticas públicas têm um papel fundamental no enfrentamento à violência contra a mulher. Apesar dos avanços, os índices de violência e feminicídio permanecem altos, o que indica que as políticas precisam ser cada vez mais aprimoradas. A criação do Fundo vem potencializar as ações.

 

Entre os presentes na sanção, também estavam a chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos, o secretário de Governo, Flávio Cassina, a presidente da FAS, Geórgia Tomasi, a diretora de Proteção Social da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, Suely Rech, e a vereadora Marisol Santos.

 

Na oportunidade também foi apresentada a nova titular da Coordenadoria da Mulher, Fabrine Artioli dos Anjos de Souza.

 

 

Fotos Lucas Munaretti

 

 

Jornalista Nice Ebertz

Jornalista

Eunice Ebertz

MTE 19958