Equipamentos inaugurados em dezembro de 2022, já passaram por seis manutenções por conta de uso indevido
Na terça-feira (11.04), o setor de manutenção da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), realizou a reinstalação de dois brinquedos adaptados para PCDs, no Parque dos Macaquinhos. O gira-gira e a gangorra, que receberam reforços na estrutura, foram encaminhados ao conserto no início de abril, por conta de utilização indevida. Desde a inauguração dos brinquedos adaptados no espaço, em dezembro de 2022, os mesmos equipamentos, incluindo o balanço de uso preferencial para cadeirantes, já passaram pela manutenção seis vezes, por depredação e má utilização da comunidade.
O secretário do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, destaca que o auxílio da papulação, para o cuidado dos brinquedos, é necessário. “Estamos fazendo esta campanha para que a comunidade entenda a importância de ter esses brinquedos adaptados. Justamente para uma convivência harmoniosa e a inserção de todos, principalmente dos PCDs. São apenas três aparelhos, num universo de vários, para as crianças que não têm deficiência. Em alguns casos específicos, a má utilização, acaba atrapalhando a oportunidade de pessoas deficientes utilizarem os aparelhos e podem resultar em acidentes. Então, pedimos, mais uma vez que a comunidade entenda a importância de não utilizar os equipamentos de forma abusiva. Esperamos que os brinquedos tenham maior durabilidade, caso não obtenhamos êxito, avaliaremos outras possibilidades”, concluiu.
Atualmente, o espaço do parquinho conta com um playground multibrinquedos, quatro balanços cadeirinhas, oito balanços convencionais, quatro balanços lambreta, cinco gangorras, três escorregadores, uma corrente de equilíbrio, os três brinquedos para PCDs e uma rampa de acesso para cadeirantes.
A instalação dos brinquedos adaptados foi resultado de um trabalho conjunto do executivo, do legislativo e da iniciativa privada. Os equipamentos, com investimento total de R$ 33 mil, foram doados através de uma ação, conduzida pelo vereador Gilfredo de Camillis e pela Scan, que reuniram por meio de doações, os recursos necessários.
Fotos no link: https://we.tl/t-ZAmJiqCxLP
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE