Aproveitamento integral do cáqui é tema de capacitação

Fruta é a terceira mais produzida no Município, atrás apenas da uva e da maçã

 

 

Integrantes da equipe do Banco de Alimentos, ligado à Diretoria de Segurança Alimentar da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), participam nesta quinta-feira (06) de uma capacitação sobre “Aproveitamento Integral do Cáqui”. A fruta, cuja colheita ocorre nesta época do ano, é a terceira mais produzida em Caxias do Sul, atrás apenas da uva e da maçã.

 

 

A capacitação ocorre no Centro de Treinamento de Agricultores de Fazenda Souza (Cefas), antiga Fepagro e atual Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (Cevitis). A atividade é uma parceria entre Banco de Alimentos, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Emater e Senar.

 

 

O objetivo é garantir a utilização integral do alimento. “Estamos desenvolvendo novas receitas, como por exemplo molho e catchup de cáqui, além de doce cremoso de cáqui”, conta a diretora de Segurança Alimentar da SMAPA, Cristina Fabian Gregoletto.

 

 

Depois, ela e a equipe irão multiplicar as informações da capacitação para representantes de entidades cadastradas no Banco de Alimentos. “Queremos produzir polpa de cáqui e capacitar outras pessoas para o aproveitamento integral da fruta, aumentando o tempo de vida útil do alimento”, acrescenta a diretora.

 

 

Segundo o IBGE, Caxias do Sul tem cerca de 450 propriedades rurais com plantio de cáqui, numa área cultivada de aproximadamente 950 hectares. A produção anual é de 22,8 mil toneladas, sendo a terceira fruta mais produzida no Município – atrás apenas da uva e da maçã.

 

 

 

Fotos – Divulgação SMAPA

 

 

 

Assessoria de Comunicação SMAPA

 

 

 

 

Jornalista Nice Ebertz

Jornalista

Eunice Ebertz

Mte