Encontro foi solicitado pela secretária Daniele Meneguzzi e ocorreu em Porto Alegre
A Secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, reuniu-se com a titular da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Arita Bergmann, para tratar da situação atual do contrato com o Hospital Pompéia, ampliação do Hospital Geral (HG), demanda pela atualização dos valores do Teto MAC (para custeio de ações e serviços de saúde de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, via SUS) e assuntos gerais sobre o momento atual da pasta. A agenda foi solicitada pela secretária Daniele e ocorreu na SES, em Porto Alegre, na tarde de quarta-feira (29/03).
As secretárias estadual e municipal, acompanhadas de diretores da SES, conversaram sobre o contrato atual com o Pompéia, que foi renovado com vigência até dezembro de 2023. Daniele lembrou que desde a renovação, firmada no final do ano passado, seguem sendo prestados os atendimentos no setor materno-infantil e os demais previstos em contrato, como consultas, exames, cirurgias e serviço de urgência e emergência. A secretária Arita sinalizou de forma positiva para que, em breve, sejam liberados recursos para qualificar a UTI neonatal do Pompéia, por meio da aquisição de mais equipamentos, como incubadoras, monitores e outros equipamentos. As secretárias também conversaram sobre o atual andamento das obras do Hospital Geral, as alternativas de custeio e as perspectivas de abertura.
Em relação ao Teto MAC, que é um recurso federal, o Estado realiza um estudo a respeito de como viabilizar a redistribuição de recursos remanescentes de municípios gaúchos que não utilizam o valor em sua totalidade. A expectativa da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul é poder contar com parte desse montante, uma vez que o Município acaba aplicando recursos próprios para suprir os valores defasados. Caxias tem aplicado entre 25% e 26% da receita municipal em saúde, enquanto o mínimo constitucional é de 15%.
“Foi uma agenda extremamente positiva, que reforça Caxias com sua importância reconhecida como referência para os 49 municípios da Macroserra. A secretária Arita se colocou à disposição para buscar soluções conjuntas para todas as pautas. Agradecemos muito à secretária e a toda a equipe da SES que acompanhou a reunião”, pontua a secretária Daniele.
Na reunião também foi tratado sobre a mudança do sistema que faz a gestão das regulações de internações hospitalares, que passará a ser pelo Gerint, que já está em operação em Porto Alegre. A alteração unifica as informações sobre as filas de espera pelo SUS, proporcionando que outras regiões do Estado possam receber pacientes de Caxias e vice-versa.
A secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, e a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, 5ª CRS, Solange Sonda, também participaram da reunião.
Fotos: Cristiane Barcelos
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958