Programa de Recuperação de Aprendizagem (PRA), em andamento já desde o início do segundo semestre do ano passado, recebendo mais de R$ 1 milhão por mês, e qualificação do atendimento infantil, que terá investimento 35% maior, são prioridades
Além da expectativa pelo retorno e o ingresso de novos rostos de um contingente de quase 45 mil crianças e estudantes, os dias que antecedem a retomada das aulas são de intensos preparativos e atenção aos detalhes nas 132 escolas cobertas pela rede da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Caxias do Sul. Até sexta-feira (17), quando se abrem as portas para o início do ano letivo 2023, ainda haverá tempo para os últimos retoques de limpeza, manutenção, pintura e outros serviços encaminhados pelas equipes diretivas e coordenações, a fim de garantir que alunos, professores e demais servidores sejam recebidos em ambiente acolhedor e confortável.
Durante esta semana, entram em cena as equipes de capina e roçada da CODECA, realizando uma espécie de ritual anual, cuidadosamente programado para a reta final do período de férias. De modo a evitar retrabalho, com o crescimento de vegetações já manejadas, o cronograma de visitas e ajardinamento nas escolas deve ser cumprido à risca, poucos dias antes do recomeço das atividades. Afora isso, cada instituição tem sua autonomia e orçamento para definir como e quais melhorias pretende realizar para esperar por alunos e educadores.
Um dos destaques para a nova temporada de aulas é o investimento no avanço da humanização do serviço. A verba destinada à qualificação da Educação Infantil aumentou 35%, chegando a aproximadamente R$ 54 milhões. Inclusão é a palavra-chave na SMED para 2023. O objetivo da secretaria é ampliar o atendimento aos alunos da chamada Educação Especial e realizar o diagnóstico precoce para condições que exigem maior cuidado e atenção, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em 2023, a rede municipal de ensino atenderá mais de 1,4 mil estudantes com alguma necessidade especial.
“Por isso reformulamos os contratos de gestão e implementamos novos profissionais. Para que, lá na Educação Infantil, quando a criança entra na escola, ela seja estimulada precocemente para que seu desenvolvimento seja o mais pleno possível”, revela a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini.
Na esfera didática, a prioridade do município já é conhecida por quem acompanha o cotidiano da educação, desde o início do segundo semestre de 2022 – agora, apenas ganha contornos de consolidação: o Programa de Recuperação de Aprendizagem (PRA). A Prefeitura já vem investindo cerca de R$ 1 milhão por mês na iniciativa, para desfazer os prejuízos provocados pela interferência da pandemia de Covid-19 no desenvolvimento dos alunos.
“A partir do monitoramento e diagnóstico do Avalia Caxias 2022, temos empregado ações e pensado em formações. Todo direcionamento da secretaria para 2023 é em torno de como fazer a recomposição dos estudantes que ainda trazem algum déficit de aprendizado em relação a todo período pandêmico”, afirma a diretora pedagógica da SMED, Paula Martinazzo.
Uniformes com gestão sustentável
Com a abertura de 173 novas turmas de pré-escola no Ensino Fundamental e uma média de 22 estudantes por turma, a estimativa é de que aproximadamente 3,8 mil novos alunos ingressem na rede pública municipal a partir de 2023. Todos terão acesso a peças do uniforme escolar de Caxias do Sul. Levantamento da Secretaria Municipal de Educação (SMED) indica que há cerca de 30 mil itens em estoque. A carga disponível é resultado de uma política de gestão de recursos implementada quando a novidade chegou, de maneira inédita, no ano letivo anterior. E da precavida aquisição de uma margem extra de 10% de produtos, já antecipando o crescimento natural do contingente de alunos na rede.
“Desde o momento em que recebeu o uniforme, cada estudante ou família já tinha conhecimento de que estava tendo acesso a um benefício público, que após o ciclo de utilização deveria retornar para a escola, para ser compartilhado com outros alunos, em igual condição de necessidade. Todos assinaram termo de ciência neste sentido. Já é uma primeira lição de economia circular”, observa a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini.
O sistema funciona como uma espécie de banco do uniforme: quem está no 8º ou 9º ano, se encaminhando para sair ou já saindo da escola, devolve o kit à instituição, que faz a destinação do material aos estudantes matriculados nos anos imediatamente anteriores, conforme a demanda de cada caso. Dos alunos maiores para os menores – como acontece normalmente a transmissão de roupa entre irmãos ou primos em muitas famílias.
“Cada escola tem sua autonomia para fazer a própria gestão do uniforme. Desta forma, é possível que os produtos cheguem a quem está ingressando agora na rede. Vários estudantes, inclusive, pela época em que receberam o material no ano passado, estão com as peças muito bem conservadas. Com isso também evitamos um volume importante de desperdício”, assinala a gestora.
Segurança reforçada na chegada – e na saída
A secretária observa que o uniforme também traz consigo uma vantagem relacionada à própria segurança, uma vez que crianças e estudantes passam a circular identificadas pelas escolas e seu entorno.
E é exatamente de segurança que diz respeito outra novidade para a temporada de estudos deste ano. Já a partir de sexta-feira (17), equipes da Guarda Municipal acompanharão, com reforço de servidores e veículos, os períodos de chegada e saída de diversas escolas da rede municipal. Em ambos os turnos.
Os endereços serão definidos ao longo da semana e podem mudar no decorrer do período, conforme entendimento estratégico das secretarias municipais de Educação e Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS). A distribuição e escala das forças obedecerá ao esquema de zoneamento já utilizado pela rede municipal de ensino.
“Com o Início Seguro, queremos propor um começo de ano um pouco mais tranquilo para professores, famílias e toda comunidade escolar. A Guarda Municipal já é nossa parceira de longa data e sempre comparece, conforme é possível conciliar com as outras demandas. E agora, será também participante deste momento significativo de arrancada para mais um ano de trabalho”, conclui Sandra.
NÚMEROS DE UMA REDE EXPRESSIVA
- Estudantes no Ensino Fundamental: 31.876 (diurno e EJA)
- Educação Infantil 4 a 5 anos: 2.949
- Educação Infantil – Gestão Compartilhada: 5.280 (0 a 5 anos)
- Educação Infantil – Credenciamento: 4.181 (0 a 5 anos)
- Educação Infantil – Defensoria: 407 (0 a 5 anos)
- Total de crianças/estudantes em escolas municipais: 34.825
- Total de crianças na Educação Infantil do município: 12.817
- Total geral: 44.693
- Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs): 83
- Escola de Educação Infantil (EEIs) de Gestão Compartilhada: 49
- Estudantes com atendimento especial para 2023: 1.412
- Roteiros de transporte para 2023: 143 (61 áreas rurais e 82 em zona urbana)
- Quilômetros rodados diariamente: 10.314
- Refeições servidas: 51 mil por dia
Fonte: SMED / Dezembro 2022
Fotos: Elisabete Bianchi
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE19958