Moradores do bairro São Victor Cohab, sofrem por descarte de lixos próximo as suas casas. lembrando que esse lugar é um lugar público, onde há uma creche ao lado, em frente a Escola Municipal de Ensino Médio São Victor , na rua Dirceu Corsett com Djorno Frassini, o tráfego de pedestre e carro é movimentado, mesmo assim não tem intimidado pessoas e empresas de levaram seus lixos e muitas vezes atearem fogo.
Devido ser um terreno grande de fácil acesso esse local é ocupado todo ano na semana farroupilha para acampamento, muitas vezes ocupado por parque ou Circo quando chegam a cidade, muitos pais relatam a preocupação com seus filhos, devido eles passarem próximo ao local.
Alguns moradores, nos falam que muitos deles já tiveram que colocar fogo devido ao cheiro e a quantidade de acúmulo de lixo que ali havia, relatam que as vezes não se passa semana ou dias que pessoas levam seus lixos, ali para descarte, o que mais nos chamou a atenção que moradores relatam terem vistos empresas próximas ao local, descartando seus lixos ali.
Entramos em contato com alguns órgãos competentes em relação a essa situação para pedir ajuda, uma delas a Codeca que prontamente esteve no local fazendo a limpeza, e nos informou que em Caxias do Sul são mais de 1.300 locais com descarte irregular de resíduos, que são limpos periodicamente por eles, inclusive esse.
Quanto a Água parada no local, a vigilância sanitária pede ajuda com denúncias, se Possível com fotos ( dos carros, placas e pessoas) e endereço do local a ser vistoriado, pois Caxias do Sul teve um índice elevado de casos de Dengue esse ano.
Lembrando que o descarte irregular e lixo é crime, podendo gerar multa para quem lança em qualquer natureza, em locais como vias, praças ,jardins, e lugares públicos. O descarte irregular pode acarretar em sérios problemas a saúde para a população, causando doenças alérgicas e respiratórias. O descarte de lixo inadequado é uma das principais causas de alagamentos e inundações, e o aumento da poluição. tudo isso gera um desperdiço de recursos públicos, desvalorização do imóvel, prejuízos ao turismo, transtorno com a saúde publica o que trata o artigo 54 da lei de crimes Ambientais.
os órgãos competentes pedem ajuda da população para denúncias.
Denucie através do Alô Caxias 156
Codeca (54) 3224-9300
Semma (54) 3901-1445
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958
O Jornal Correio Caxiense fica a disposição, para qualquer dúvida ou reclamação.
“Os relatos são de moradores e pessoas que frequentam o local, lembrando que nosso objetivo é solucionar problemas da nossa sociedade, e que nada foi acrescentado, ou mudado da denúncia.”