Programação oficial volta a ter eventos presenciais após interrupção de dois anos provocada pela pandemia
Um sábado e um domingo (4 e 5 de junho) de programação inédita e recheada no Jardim Botânico de Caxias do Sul marcarão a retomada da Semana Municipal do Meio Ambiente (de 1º a 5 de junho), após dois anos de atividades presenciais interrompidas pela pandemia da covid-19. Os 30 anos de abertura do espaço são motivo de homenagem na edição 2022 do evento, que integra o calendário oficial do município e reúne forças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).
Outro reconhecimento vai para as também três décadas de realização da conferência Rio-92, a primeira do gênero em todo o planeta e que abriu uma série de debates, então, sem precedentes, acerca da sustentabilidade em nível global.
“A ideia da programação no Jardim Botânico é de proporcionar às pessoas dois dias memoráveis e leves, trazendo um olhar diferente para quem for ao local. Depois da parada, em função da pandemia, este será um momento de reencontro motivado não apenas pela oportunidade de se adquirir conhecimento, mas também para ter um tempo de lazer com a família, em um local belo e seguro, com a oportunidade de fazer uma conexão maior com natureza”, observa a gerente de Educação Ambiental da SEMMA, Tatiana Vergani.
A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2022 será na Biblioteca Parque do Largo da Estação, às 15h, do dia 1º, com a presença do prefeito Adiló Didomenico. Ao longo de toda a semana, uma série de atividades envolvendo oficinas e palestras estará ao alcance de toda a comunidade em diversos dias, horários e locais. A programação completa está disponível em https://caxias.rs.gov.br/servicos/meio-ambiente/semana-do-meio-ambiente-2 .
Entre os destaques das atividades previstas para o Jardim Botânico estarão trilha ecológica, oficina sobre reaproveitamento integral de alimentos, apresentações artísticas, campanhas de descarte correto de resíduos e de adoção de animais, além de distribuição de mudas. Uma das grandes atrações promete ser a exposição do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que mostrará artefatos, plantas, modelos didáticos e fotos, para falar diretamente com a população sobre temas como as relações da natureza e animais peçonhentos, flora da Serra Gaúcha e a relação do ser humano com o meio ambiente.
A realização da Semana Municipal do Meio Ambiente 2022 conta com as parcerias de Ambe Gerenciamento de Resíduos (AMBE), Associação Caxiense de Apicultores (ASCAP), Biosys Gerenciamento de Resíduos, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Casulo Sustentável, Caxias Lixo Zero, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás).
“O tema Preservar no presente, ser ECO no futuro! tem como objetivo estimular o contato da população caxiense com a natureza local e proporcionar momentos de valorização e incentivo da produção de conhecimento da cidade. Felizmente, este ano, será possível voltar a proporcionar este encontro entre as pessoas e o meio ambiente e esperamos que seja de grande proveito para todos”, conclui Tatiana.
Fotos: Andréia Copini – Banco de Dados
Gabriel de Aguiar Izidoro
Jornalista – MTE 11.590