Até o final do primeiro semestre, atendimento deve chegar a 3 mil alunos do ensino fundamental
Cerca de 1,5 mil alunos de ensino fundamental da rede municipal já tiveram acesso ao programa de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) desde agosto do ano passado. A expectativa é de que apenas no primeiro semestre de 2022 a iniciativa alcance aproximadamente 3 mil estudantes. O projeto Educação Ambiental da SEMMA Em Ação também é uma das linhas de trabalho do programa Luz, Cor e Flor. A intenção é sensibilizar os estudantes sobre as questões ambientais de preservação e cuidado com o meio ambiente.
A condução fica a cargo do setor de Educação Ambiental da secretaria, que atende instituições de ensino da rede municipal (que atualmente respondem pela maior parcela de procura), mas também estaduais e particulares. “Acreditamos que não apenas a comunidade escolar, mas toda sociedade é beneficiada com estas atividades, pois o projeto orienta e sensibiliza estudantes sobre suas ações com o meio ambiente. E sabemos que as crianças e jovens são multiplicadores, que levam essas informações trabalhadas para suas casas e serão agentes importantes para o futuro da cidade”, comenta a gerente da Educação Ambiental da SEMMA, Tatiana Vergani.
Os conteúdos são ministrados pelas acadêmicas de Biologia, Franciele Vieira e Poliana Blau, estagiárias da SEMMA. As informações abrangem temas como descarte correto de resíduos e cuidados com a água, animais e plantas, além da oportunidade de participar de uma atividade de plantio de mudas de flores. “A ideia é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global”, reforça Tatiana.
O projeto está disponível sem nenhum custo para quaisquer escolas interessadas. Para agendamento, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3901-1445 ou pelo e-mail [email protected].
Crédito
Poliana Blau
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958