Troca Solidária beneficia mais seis novos bairros/loteamentos a partir do dia 15 de janeiro.

Troca Solidária beneficia mais seis novos bairros/loteamentos a partir do dia 15 de janeiro

Belo Horizonte, Tijuca, Forqueta, Diamantino, Planalto Rio Branco e Rosário passam a receber o programa mensalmente

 

O programa Troca Solidária será ampliado para mais seis bairros/loteamentos a partir do dia 15 de janeiro. Passam a ser beneficiados os moradores do Belo Horizonte, Tijuca, Forqueta, Diamantino, Planalto Rio Branco e Rosário. Estas localidades receberão o programa mensalmente, revezando com o Rota Nova, Asa do Aeroporto, Beltrão de Queiróz e Kayser, que também passam a ser mensal. Os demais bairros e loteamentos seguem recebendo o programa a cada 15 dias. O Loteamento Marianinha de Queiróz foi retirado do cronograma devido a baixa procura da população daquele bairro. O roteiro completo do Troca, que acontece aos sábados, está no www.codeca.com.br.

Conforme as regras do programa, cada 4kg de resíduos seletivos equivale a 1kg de mantimentos, com limite máximo de 15 quilos por família. Os alimentos são de produtores locais.

Desde abril de 2021 quando o Troca foi retomado, já foram trocados 227,5 mil quilos de resíduos por 58 mil quilos de alimentos, beneficiando mais de 7,5 mil famílias de 24 bairros/loteamentos do município.

O Programa Troca Solidária é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul e é operacionalizado pela Codeca, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação da Assistência Social (FAS). Os alimentos restantes são aproveitados pelo Banco de Alimentos.

Jornalista

Eunice Ebertz

MTE 19958