Clonagem de cartão tem se tornado uma prática comum entre os golpistas.

CLONARAM MEU CARTÃO! E AGORA?

Você está trabalhando e recebe um aviso no celular de uma compra que não fez. O valor é alto e foi pago à vista. Seu coração dispara e você se pergunta como isso foi acontecer?

Infelizmente, na grande maioria dos casos a resposta é única: você teve o cartão clonado.

Essa é uma situação desagradável, mas infelizmente tem se tornado comum.

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de três milhões brasileiros tiveram seus cartões de crédito fraudados no último ano.

São muitas pessoas passando pela mesma dor de cabeça e se perguntando como resolver essa situação.

Mas, afinal, o que significa ter o cartão clonado?

Quer dizer que, de alguma forma, os dados como número, código de segurança, vencimento e nome do titular foram roubados e usados por terceiros, indevidamente.

O nome “cartão clonado” passou a ser usado quando a única maneira de comprar com o cartão era passar a tarja magnética (aquela faixa preta que fica no verso) na maquininha.

Foi então que golpistas criaram uma tecnologia que literalmente clonava os dados do cartão no momento da compra, dando origem à expressão.

É importante ressaltar que os cartões novos, com chip não podem ser clonados. O chip tem a função de impedir que informações sejam copiadas na hora de passar o cartão na maquininha.

Mas, então, por que tantas pessoas sofrem golpes com o cartão?

Hoje, o “roubo” das informações do cartão pode acontecer de diferentes formas, como fazer compras em lojas virtuais, clicar em links perigosos, com falsas páginas que usam nomes de grandes marcas, ou mesmo e-mails com ofertas que parecem imperdíveis podem esconder links que roubam as suas informações. Ou ainda, fazer o cadastro do cartão em aplicativos (de transporte, jogos ou outros), divulgação dos dados do cartão, mãos de terceiros, compras com a tarja magnética em viagens internacionais.

As pessoas nem percebem que os dados do cartão podem ser roubados – por hackers ou por alguém que tenha acesso ao celular, por exemplo.

O que fazer se você teve seu cartão clonado?

Caso tenha recebido uma notificação no celular de uma compra que não fez.  Estava conferindo a fatura e notou contas que não são suas?

  1. Bloqueie o seu cartão.
  2. Entre imediatamente em contato com a emissora ou administradora do cartão para informar sobre essas movimentações financeiras que você não reconhece.
  3. Geralmente, o procedimento padrão é cancelar o cartão, devolver valor das compras e emitir um novo.

Mas, atenção: é essencial ter certeza de que a compra de fato não foi feita por você nem por um conhecido para quem você possa ter emprestado o cartão.

Se você suspeita de uma cobrança indevida em seu cartão de débito, você deve procurar o banco o quanto antes. Em geral, não será possível cancelar as cobranças no débito, porque elas têm compensação quase imediata.

Por isso, no cartão de débito, há uma chance maior de você ser obrigado a acionar a Justiça para recuperar o dinheiro.

No cartão de crédito, a situação é um pouco melhor. Muitas vezes, você pode entrar em contato com o banco emissor do cartão de crédito e alegar que não reconhece as compras fraudulentas.

Cuidados antes de pedir para o cartão ser cancelado!

Muitas vezes, o nome do estabelecimento que vem na fatura é diferente daquele estampado nas placas das lojas, restaurantes e supermercados, por exemplo. Por isso, é comum que as pessoas não reconheçam algumas compras e achem que o cartão foi “clonado”. Neste caso, não há fraude – só uma pequena confusão causada pela diferença entre razão social e nome fantasia.

 

Também é importante lembrar que, caso você empreste seu cartão para uma pessoa e ela faça uma compra sem o seu conhecimento, isso não é considerado fraude e você não terá direito ao reembolso.

Além disso, é preciso prestar atenção a outras compras que as pessoas costumam não reconhecer, como assinatura de serviços de streaming de música, filmes ou séries; compras dentro de jogos de celular ou videogame (muitas vezes feitas pelos filhos), garantia estendida de eletrônicos ou eletrodomésticos (lojas virtuais costumam incluir esse serviço na hora da compra, deixando para o cliente a opção de não contratar).

Então, vamos dar algumas dicas com os cuidados que devem ser tomados para (tentar) evitar fraudes no cartão ou cartão clonado e manter o cartão em segurança:

  • Antes de fazer qualquer compra na internet, tenha certeza de que o site escolhido é seguro: pesquise a reputação da loja e veja se há reclamações e quais são elas;
  • Desconfie de ofertas com valores muito abaixo dos praticados por outras lojas: essa é uma das práticas mais comuns para roubar os dados do cartão na internet;
  • Nunca compartilhe informações nas redes sociais: não poste fotos do cartão nem mande seus dados por aplicativos de mensagem;
  • Use o cartão virtual : se o emissor do seu cartão oferece essa funcionalidade, use para todas as compras online (seja em lojas virtuais ou aplicativos). Assim, mesmo se os dados do cartão virtual forem comprometidos, você ainda terá o cartão físico e poderá emitir outro virtual com muito mais facilidade.

Agora que você já sabe o que realmente significa ter o cartão clonado e como se prevenir, é só colocar os aprendizados em prática e continuar fazendo suas compras feliz e protegido – mas sempre com planejamento, claro.

Advogada

Bruna Matté

OAB /RS 91926