Foi criado em 25 de setembro de 1970 com a finalidade de preservar as nascentes das águas termais do município de Caldas Novas e Rio Quente. Com uma área de 121,59 Km2 e uma altitude de 686ms. Preserva também o bioma cerrado que é o segundo maior domínio brasileiro, estendendo-se, em sua área core ou nuclear, por um território de 1,5 milhão de km2, abrangendo 8 estados do Brasil central, MG, GO, TO, BA, MG, MS, MT, PI e o DF.
O cerrado possui subdivisões que são, cerrado, cerradão, campestre, floresta de galeria e cerrado rupestre. Até 1960, pouco foi afetado pela ação humana mas atualmente vem sendo lentamente devastado por monoculturas, como soja, arroz, pecuária intensiva, atividade madeireira e carvoaria dentre outros. Na região predomina o clima quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos esporádicos. Hoje o cerrado é o bioma muito mais ameaçado do que a Amazônia de vido sua fragilidade.
No PESCAN podemos encontrar várias trilhas e cachoeiras, mas apenas 2 são abertas ao público. A da Cascatinha com um percurso de 600ms e uma queda de 4ms de altura, e a do Paredão com aproximadamente 1000 ms e a queda d’água de 6ms de altura. Ambas oferecem local apropriado para banhos em suas águas cristalinas.
Ingresso: R$ 5,00
Aberto todos os dias das 08h00 ás 15h00.
Zona Rural
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958