Queda da qualidade da Uber, tem Sido a maior reclamação em Caxias do Sul.

A Uber é uma empresa multinacional Americana, fundada em 2009 na Califórnia, chego no Brasil em 2014, iniciando no Rio de Janeiro, o aplicativo que veio para facilitar o acesso ao transporte. A empresa está presente em mais de 600 cidades, e a plataforma conta com mais de 75 milhões de usuários, e 3 milhões de motoristas. A Uber está no Brasil a 7 anos.

É uma empresa prestadora de serviços, na área do transporte privado, um aplicativo que permite a busca por motorista, baseado na localização, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi, e realiza cerca de 15 milhões de viagens por dia.

Ultimamente nas redes sócias, tem crescido muito o número de reclamações dos seus usuários, principalmente pela falta de motorista em trajetos curtos. São muitos os relatos de horas de espera por um motorista, e em muita das vezes o cancelamento, os usuários falam que para conseguir um veículo é quase uma missão impossível, principalmente em horários de pico, muitos alegam até prejuízo.

Em entrevista com um motorista do aplicativo, Josias Selau a jornalista Eunice perguntou a respeito das reclamações, o motorista que trabalha na uber, como um trabalho extra em horários livres do seu trabalho mensal, relatou: Muitas vezes isso acontece devido aos motoristas estar insatisfeitos, com o preço das corridas, recusamos corridas muito próximas e em regiões de muito movimento (engarrafamento), um dos motivos é o aumento da gasolina, que esse ano não para de aumentar, também chegamos a pagar até 30% sobre o valor da corrida para a plataforma da Uber, muita das corridas, não vale a pena, pois o valor da corrida não paga a gasolina, já aconteceu de ter que tirar dinheiro do bolso para cobrir.

O motorista do aplicativo, nos falou sobre a taxa mínima que é 4,50 R$, estão ganhando menos que o litro da gasolina que hoje em muitos postos de combustíveis chega 6,00R$ o litro. Muitos aproveitam o pico de demanda, oferecido pela Uber em horários de mais disputada, para lucrar, ou seja, quanto maior a demanda tiver de usuários, maior a probabilidade do aplicativo oferece benefícios ao motorista, com isso eles consegue equilibrar seus custos. Josias finaliza dizendo que muitos colegas, que antes trabalhavam de 8h á 10h por dia, hoje trabalham de 10h á 15h para conseguirem manter o mesmo ganho.

O jornal correio caxiense, se coloca a disposição da plataforma, e seus motoristas, para esclarecer as dúvidas sobre o serviço prestado.

Jornalista

Eunice Ebertz

MTE19958