Já imaginou algo com capacidade de resfriar sua casa, e o melhor sem precisar gastar com Luz?
Pesquisadores da universidade de Purdue, nos Estados Unidos se superaram na tecnologia, apresentaram uma tinta branca capaz de resfriar prédios mesmo sob sol direto. Ela seria mais potente que os condicionadores de ar central, usado na maioria das casas. Ela é tão clara que consegue refletir 98,1% da luz solar, a tinta de sulfato de bário, tem aplicações ambientais bastante relevante. O sulfato de bário que já é usado na fabricação de cosméticos e papel fotográfico.
A fórmula da tinta ultra Branca é semelhante á fabricação das tintas comuns, porém feita com outros elementos químicos. Os pesquisadores acreditam que terá um custo semelhante aos dos produtos disponíveis hoje no mercado. Eles afirmam que para haver a produção da tinta ultra Branca, tem que haver interesse da indústria, pois com o seu poder de refletir a luz e diminuir a temperatura ambiental, cairia drasticamente a necessidade de instalação de ar-condicionado.
Ao ser usado na pintura em edifícios, a tinta ultrabranca terá capacidade de reduzir a temperatura dos ambientes, o que gera em diminuição da luz. A equipe de pesquisadores, pretendem realizar estudos para saber um pouco mais da tinta ultrabranca, como sua resistência , confiabilidade de longo prazo, sua resistência a exposição luz ultravioleta, poeira, água, detergente sua capacidade de adesão para garantir sua viabilidade como um produto comercial.
Jornalista
Eunice Ebertz
MTE 19958