Atleta da equipe ADC Vale, Arnaldo kowales Junior nasceu em Juquiá, iniciou no atletismo em 2018 e aos 15 anos por intermédio do treinador Júlio Cesar que o observou jogando handebol e notou que o garoto tinha habilidades naturais para o atletismo.
O treinador foi responsável pela descoberta de um dos maiores saltadores do Brasil; Rogério da Silva Bispo, em 2018 e levou Guilherme Henrique a conquistar a medalha de prata no campeonato brasileiro Sub 16 na cidade de Fortaleza na prova do salto triplo.
“Difícil falar sobre essa conquista do Arnaldo sem parecer suspeito, há algumas boas razões para isso, ele também é de Juquiá, minha terra natal, iniciou o atletismo com o Júlio César Costa (Julião) assim como eu, ele teve seu primeiro contato com o atletismo quando fui Secretário de Esportes em Juquiá e acreditou quando falamos que ele teria condições de se tornar um dos melhores atletas do Brasil, agora carrega no peito a medalha dourada de campeão brasileiro e para coroar a conquista obteve índice para o campeonato Pan-Americano Sub-20”, comentou Bispo.
Julião também é responsável ao lado do professor Erivan a criação do circuito Vale do Ribeira de atletismo, um circuito de competições de atletismo para crianças e adolescentes que é itinerante pelas cidades do Vale do Ribeira, com prêmios, palestras, vivências esportivas, Arnaldo hoje campeão brasileiro participou de várias etapas desse circuito.
O atletismo de Juquiá conta com o apoio da prefeitura municipal através de seu departamento de esportes e lazer no Complexo Vila Olímpica com pista de atletismo com corredor de 60 metros com borracha semelhante ao material das melhores pistas do Brasil.
O núcleo de Juquiá é um dos centros do SNT (sistema nacional de Treinamento) projeto da CBAT confederação Brasileira de atletismo que dá um selo para projetos que desenvolvem a formação e talentos para atletismo em todo o Brasil.
Sua primeira prova foi salto em altura, mas depois de algum tempo o treinador notou que Arnaldo tinha predisposição para provas combinadas (decatlo). Foi campeão por dois anos seguidos dos JEESP jogos escolares de São Paulo, foi campeão paulista do decatlo na categoria sub18 em 2019 e na categoria sub 20 em 2020, até então representando a equipe Santos Memorial FUPES.
Em 2020 foi 5º colocado no campeonato brasileiro já defendendo a equipe ADC do vale, uma equipe genuinamente do vale do Ribeira com atletas de Juquiá, Cajati, Apiaí, a criação da equipe segue um projeto antigo dos treinadores Júlio Cesar da Costa de Juquiá e Erivan Carneiro de Cajati que visa a formação de uma equipe com vínculo federativo e gestão compartilhada, aproveitando o potencial dos jovens de toda a região.
Com a criação da equipe ADC do Vale Arnaldo Kowales passou a ser protagonista no atletismo e no Campeonato brasileiro sub 20 de 2021 mostrou toda superioridade na prova do Decatlo, conquistando a medalha de ouro com 6334 pontos, marca essa que lhe garante a 1ª posição no ranking brasileiro e sul-americano e além de obter índices para Pan-americano da categoria que será na cidade de Santiago do Chile.
Arnaldo é treinado pelo Professor Júlio Cesar da Costa popular Julião, Julião é responsável por grande parte da história do atletismo no Vale do Ribeira, nos anos 80 e 90 foi atleta do salto triplo e foi bicampeão sul-americano do Salto Triplo.
Juquiá no vale do Ribeira com pouco mais de 18 mil habitantes, de um povo humilde e trabalhador, entra definitivamente no cenário nacional de descobertas de novos talentos para o esporte Brasileiro.
Uma cidade que com seus desafios econômicos e pessoas que amam o esporte, como mestre Júlio, fazem e muito a diferença na sociedade juquiaense, fazendo com que Juquiá seja uma cidade exemplo a ser seguido.